O fato da obrigatoriedade de entrega das informações correspondentes ao livro Registro de Controle da Produção e do Estoque (Bloco K) ter sido prorrogada para 01 de janeiro de 2016 fez com que muitos empresários respirassem mais tranquilos, porém o tempo está passando rapidamente e há  muita coisa a ser feita.

É importante que os empresários entendam que é necessário realizar algumas mudanças internas para atender plenamente a exigência. Caso a empresa ainda não realize o controle da produção e do estoque através do sistema precisa implantar esses controles o quanto antes para que as adequações sejam realizadas em tempo hábil e que o prazo para início possa ser cumprido.

É comum que a responsabilidade seja transferida para o contador ou para o desenvolvedor de software, no entanto nessa questão é importante que fique claro que o controle precisa ser interno, pois trata-se dos processos produtivos da empresa e só será possível obter as informações a partir de um fino controle que acompanhe os processos dentro da fábrica. O simples lançamento das informações, além de gerar muito mais trabalho, aumenta o risco de entregar o arquivo com erros e inconsistências. É preciso entender também que esta é uma exigência que pode trazer muitos benefícios para a empresa, pois o controle produtivo auxilia para que as perdas na produção sejam menores, reduzindo os custos de operação e aumentando a produtividade.