Resumo do que vimos no informativo anterior:

  • Podemos aumentar o faturamento da empresa sem necessariamente aumentar as vendas. Os sistemas de informação precisam prover “inteligência” para esse processo.
  • Vimos que é necessário considerar alguns itens para desovar pedidos parados na expedição:
    • 1.    Agrupamento de pedidos (lote);
    • 2.    Pedidos específicos;
    • 3.    Clientes;
    • 4.    Referência

Agora iremos abordar mais 3 itens de extrema relevância no processo de agilizar o atendimento de pedidos.

5 – Atendimento por vendedor

A empresa possui situações onde determinado vendedor/representante exerce um peso expressivo sobre o faturamento da empresa.

Mesmo não sendo a opção mais lógica, necessitamos atende-lo em situações pontuais e o sistema não pode barrar este tipo de situação, pelo contrário, deve agilizar o processo.

6 – Previsão de entrega

Problemas na produção acontecem, e muitas vezes os pedidos que estão pendentes na expedição podem não ser entregues, mas de acordo com o produzido, podemos definir que iremos entregar a outras situações clientes priorizando sempre o nosso faturamento.

Os sistemas devem facilitar o atendimento por previsão de entrega onde priorizamos os pedidos a serem despachados no período respeitando nosso faturamento.

7 – Atendimento com grade completa ou parcial

Alguns clientes não aceitam receber o pedido com grade parcial, já outros aceitam. O setor de expedição da empresa necessita dessa informação para poder agilizar o atendimento ao cliente.

Os sistemas de informação necessariamente precisam permitir esse processo que tem impacto imediato no faturamento.


Fique atento ao próximo informativo que irá tratar sobre as seguintes situações: crédito aprovado, valor de pedido e percentual de atendimento.