As planilhas são soluções práticas e que ajudam bastante na gestão de um negócio, no entanto a medida que a empresa cresce o uso de planilhas torna a consolidação das informações quase impossível e o mais normal é que sejam criadas mais planilhas para suprir necessidades específicas, criando lacunas entre os setores e dificultando enormemente a comunicação interna.

Quando a empresa está em processo de crescimento e não possui um sistema integrado é natural que sinta muitas dificuldades para obter informações simples para uma análise da situação em que se encontra. Essa falta de informações ou dificuldade para combinar informações que permitam uma análise concisa traz inúmeros problemas e entre eles está a incapacidade de tomar decisões rápidas e acertadas, o que por sua vez pode significar perda de oportunidades e até mesmo amargos prejuízos.

A ideia básica de um software de gestão é tornar toda a rotina administrativa e produtiva mais ágil, processando a entrada de informações para gerar relatórios, consultas e também alimentar a geração de outros processos de forma automática, reduzindo o tempo empregado no trabalho para inclusão de dados e permitindo que o tempo possa ser melhor aproveitado em análises, projeções futuras, metas e crescimento da empresa.

Se sua empresa utiliza planilhas em excel para realizar controles financeiros ou apontamentos de produção possivelmente há carência de informações precisas e o tempo de trabalho está escoando em atividades que poderiam ser facilmente automatizadas com um sistema de gestão.

Portanto é aconselhável que avalie com bastante atenção a possibilidade de migrar seus controles para um sistema que possa lhe proporcionar uma visão mais ampla dos seus resultados.