A importância de um sistema de gestão reside em uma característica básica do mercado, a competitividade. Certamente há fatores de extrema importância que são decisivos para que uma empresa seja competitiva em seu segmento, tais como qualidade do produto, cumprimento dos prazos de entrega, valores atrativos, bom atendimento, entre outros.

Mas se analisarmos mais detidamente veremos que estes fatores estão conectados diretamente com a implantação de um software que faça a gestão da empresa. A falta de uma organização integrada entre os diversos processos interfere de tal modo que pode comprometer tanto ao atendimento ao cliente quanto o processo produtivo.

Possivelmente muitos empresários alegarão que suas empresas são pequenas e que todos os processos são acompanhados pessoalmente, seguramente o acompanhamento direto de todos os processos pelo próprio empreendedor causa um efeito altamente positivo nos resultados, no entanto com o crescimento da empresa esse acompanhamento pode se tornar bastante difícil, pois o crescimento exige ampliação de estrutura física, aumento do quadro de colaboradores e adaptação a novas ideias.  Assim sendo, é necessário que funções administrativas e gerenciais sejam delegadas e que o empreendedor possa continuar avaliando todos os processos confiando plenamente no trabalho realizado.

O fluxo das informações desde a entrada de pedidos na fábrica, passando pela análise de crédito, liberação de pedidos, compras de insumos e matérias-primas, planejamento e controle da produção, faturamento, controle financeiro, culminando nos contatos de pós-venda, precisam ter acesso fácil em consultas e relatórios que permitam que o empresário possa continuar realizando o acompanhamento de todos os processos e gerando os resultados positivos.

“Então quando minha empresa crescer eu penso nisso”. Esta afirmação é bastante comum, no entanto de um ponto de vista prático pode não estar muito certa, pois quando conseguimos iniciar um empreendimento organizado desde seu início, qualquer mudança se torna muito menos traumática. E as mudanças culturais dentro de uma empresa quando são realizadas ainda em pequeno porte, tendem a permitir um crescimento muito mais ordenado e melhorar a aceitação e o apoio a qualquer mudança futura.